sábado, 18 de fevereiro de 2012

Oficina de Papel Reciclado e Artesanatos

O papel reciclado nos possibilita uma ligação entre a Arte e a Natureza. Já que é feito artesanalmente e com a preocupação de reaproveitamento de lixos (RRR: reduzir, reciclar e reutilizar), diminuindo assim a poluição através de nosso consumo exacerbado. 

30 de janeiro à 03 de fevereiro de 2012


Mostrei para as alunas os papeis que havia feito com os jornais velhos que tinha em casa
Fomos para a prática: Depois das alunas picarem os papeis de jornal, baterem no liquidificador com água para formar a Polpa, colocamos numa bacia com mais água para que com a forma e com a tela, especifiquemos o tamanho dos papeis.

Essa é a Polpa já batida do liquidificador, acrescentada mais água e colocada na bacia

Mostrei para elas a técnica para desinformamos depois de retirarmos a forma da bacia. É necessário que desinformemos em cima de um tecido ou mesmo de TNT que é mais barato e mais fácil de se conseguir.


As alunas foram praticar. Sempre com a ajuda de uma outras colega, para uma segurar a forma e a outra retirar o excesso de água com a buchinha.


Desinformando o papel

Técnica para desinformar. Deve-se ter delicadeza para que o papel ainda úmido, não quebre.
O papel já desinformado, pronto para ser levado ao sol para secar. Perceba que os detalhes do jornal (imagens e cores), faz com que esse pedaço de papel seja único.
Depois das meninas aprenderem a técnica, começamos a inventar  e a desenvolver a criatividade, colocando na bacia o que achávamos que ficaria legal, como pedaços de cascas de cebolas, folhas secas, pétalas, pedacinhos de giz de cera, etc. Percebe-se que nessa fotos, experimentamos bater a polpa no liquidificador com pedaços de papel crepom colorido. O resultado deu certo e ainda ficaram pedacinhos formando detalhes interessantes.



Conforme os papeis iam secando de um dia para o outro, começamos a dar uma nova cara e uma nova utilidade para eles. Fizemos porta-retratos, capinhas para bloquinhos de notas e agendas, marcador de textos, etc.
As alunas puderam escolher o que queriam fazer.

Levei para elas alguns porta-retratos que havia feito em casa. Utilizamos para decorar o material, sisal, sementes, papeis coloridos, flores, pedaços de couros, etc.






No ultimo dia da oficina, fizemos uma exposição para que todas pudessem apreciar  seus trabalhos. Daí foi que percebemos como haviam bastantes criações. Uma mais linda que a outra.
Deu certo!







Nenhum comentário: